segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Apresentação

O LaPAS – Laboratório de Paleoceanografia do Atlântico Sul teve o início de seus trabalhos em 2005 com sede no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP).

A equipe faz uso de técnicas biogeoquímicas criadas e amplamente empregadas por inúmeros grupos ao redor do mundo. Não só utiliza métodos descritos pela literatura relacionada, como também se empenha em criar e inovar diversas análises que contribuam para a maior eficiência e confiabilidade dos resultados obtidos empiricamente.
As técnicas elaboradas desde sua formação e o desenvolvimento de procedimentos padrões para diversas análises tentam sempre alcançar a otimização das metodologias aplicadas, na literatura, em cada fase de uma pesquisa, tendo constantemente uma atenção especial. Afinal se entende que a confiabilidade dos resultados de uma análise tem início a partir de uma correta manipulação das amostras na sua fase de preparação, a fim de se evitar ou causar a menor alteração possível no seu estado de preservação. Tentando aprimorar suas técnicas e disponibilização de espaço o LaPAS reorganizou a estrutura de seu laboratório a fim de que haja otimização na identificação de amostras sendo estas catalogadas e postas de forma organizada no repositório, permanecendo assim até posterior manipulação apropriada de sua equipe, para que se encontre a melhor correlação entre os resultados obtidos.

O LaPAS atua também em colaboração com o Projeto Arqueológico do Baixo Vale do Ribeira, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Isto possibilita ampliar a aquisição de dados sobre o Quaternário costeiro, ao mesmo tempo em que contribui para estabelecer ensaios, análises e metodologias específicos às demandas arqueológicas.

Visando ampliar a divulgação de nossos trabalhos, inauguramos hoje mais esta ferramenta de comunicação, através da qual esperamos obter um contato mais próximo do público interessado em acompanhar o desenvolvimento deste ramo da ciência, ainda tão pouco explorado em território nacional.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog