quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

"FAÇA UM FÓSSIL MUITO FÁCIL" Difunde a Paleontologia com Brincadeiras

O projeto “Faça um fóssil muito fácil” realizou a sua primeira experiência no dia 9 de Dezembro de 2010, a partir das 14h. A visita se deu na creche Quacatu e participaram três turmas de crianças entre três e quatro anos, que, no total, somaram cerca de 30 crianças.

Foram confeccionadas miniaturas a partir de um molde de silicone, onde se aplicava o gesso e esperava secar. As réplicas tinham formato de seis animais marinhos que são: golfinho, polvo, cavalo marinho, tartaruga, caranguejo e peixe. Também foram utilizadas três bandejas com dez kg de areia distribuídos entre elas e dez miniaturas distribuídas em cada bandeja para desenvolvimento da brincadeira.

Antes da atividade foi ministrado um conteúdo simples, usando-se de cartazes com figuras explicativas como recurso, visando o que são e como se formam os fósseis. O cartaz possuía quatro figuras, sendo que cada uma mostrava os estágios da formação de fósseis, desde a morte do dinossauro, até a descoberta do fóssil.

As turmas ainda foram separadas em dois grupos, de acordo com o gênero, e instigou-se uma competição, sendo que cada criança devia correr até a bandeja, e procurar seu fóssil. Uma vez que o fóssil foi achado outra criança partia à busca, o grupo o qual todos os integrantes acharam seu fóssil primeiro, foi o grande vitorioso.

Depois de achar seu fóssil o grupo era conduzido à mesa para pintar suas réplicas, as quais podiam ser levadas para casa depois de secas. -- Grupo FAÇA UM FÓSSIL MUITO FÁCIL, do LaPAS.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog