quarta-feira, 2 de março de 2011

PALEODIÁRIO Nº 9 - Estágio na Universidade de Lisboa

Cheguei em Lisboa dia 3 de fevereiro para um estagio de 15 dias na Universidade de Lisboa no Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências, com o professor Mario Cachão. O meu estágio consistia em aperfeiçoar meus conhecimentos nas técnicas em morfometria de nanofósseis auxiliando assim meu trabalho de conclusão de curso. No Nanolab tive a oportunidade de conhecer algumas diferenças entre os métodos de preparação de amostras utilizados nos laboratórios, e de trabalhar com minhas amostras. Trabalhei com lâminas de nanofósseis calcários em que fiz a medições da espécie Calcidiscus leptoporus, que vou utilizar no meu trabalho de graduação. Também aprendi a utilizar o programa estatístico que trabalha com os dados das medições permitindo fazer as interpretações das amostras. Também tive oportunidade de conhecer o projeto Rocha Amiga do professor Mario Cachão em que ele realiza um trabalho pedagógico introduzindo a geologia nas escolas. Posso dizer que nesse tempo que fiquei em Lisboa foi muito proveitoso, tive a oportunidade de aperfeiçoar meus estudos e de quebra ainda deu tempo de fazer belos passeios por Lisboa. Não posso deixar de agradecer ao professor Mario Cachão e, especialmente, ao meu orientador Felipe Toledo pela oportunidade desse estágio, também não posso deixar de agradecer as meninas do Nanolab (Ana, Catarina, Aurea e Maria) que me deram grande ajuda e várias dicas de passeio!

Guilherme Schultz "Chapolim"

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog